Sinto-me realmente decepcionado quando percebo uma marca que gosto trabalhando com marketing robótico, superficial, invasivo, daquele tipo onde você esta visita o site e, nos primeiros 30 segundos, sobe uma janela no canto inferior direito com mensagens do tipo “Oi, estamos aqui pra te ajudar. Você tem alguma dúvida?”, mas, quando clica, vê a mensagem “Aguarde, você é o número 53 da fila de espera”. E aquelas páginas que ficam mendigando por um “curtir” no Facebook ou um “follow” no Instagram antes mesmo de você ter a oportunidade de conhecer o conteúdo do site, blog ou loja virtual? Tenha paciência!!!

Se você for apostar no marketing de conteúdo através de seu blog ou site, você precisa fazer seu visitante consumir algo antes de pedir a ele qualquer coisa. Talvez depois do segundo e terceiro artigos do blog ou depois de conhecer um pouco dos seus produtos, você crie certa “autoridade” no assunto e demonstre um padrão de qualidade que autorize você a pedir algo para o visitante, desde que seja relevante e interessante para seu futuro cliente fiel.

Quanto menor o tempo que seu cliente levar para te reconhecer como “autoridade” melhor. Pois ele precisa se sentir seguro em consumir seus outros produtos. E qual esse caminho para isso? Vou voltar ao exemplo da padaria citado em meu artigo anterior para ajudar nessa resposta…

Sua padaria tem que estar linda e funcionando perfeitamente. Não vai adiantar chamar todo mundo para pagar o pãozinho se seu caixa não consegue fluir aquela fila enorme. Talvez seja um melhor caminho tirar aquele bolo cheiroso do forno para que os clientes se interessem em perguntar sobre ele para um atendente menos ocupado ou abrir um segundo caixa para agilizar o processo.

Toda sua padaria deve funcionar como uma engrenagem, a placa, a vitrine, os atendentes. Não pense que só o pão de trigo vai salvar seu negócio. Estruture os outros pilares da sua empresa, crie outros produtos, conheça seu público e sua praça, adote técnicas de marketing personalizado e íntimo para seu cliente.

Seu negócio não pode se sujeitar a um ciclo da mediocridade com um marketing robótico e superficial que você não consegue manter funcionando. No processo de comunicação, se o visitante conhecer seu produto, se interessar e ligar, alguém precisa atender o telefone e representar bem sua empresa perante o cliente, do contrário a venda será perdida e nenhum esforço terá sido válido.

Comunicação está diretamente relacionada com os pilares de PROCESSOS e PESSOAS, que precisam de uma atenção mais do que especial. Definir objetivos claros, alinhados com a estratégia de marketing e comunicação da empresa é fundamental.

Com um plano de marketing e comunicação simples, porém bem desenhado e objetivo, é possível engrandecer sua empresa sendo assertivo e gastando somente o necessário.

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