Não há mais como evitar, chegou a hora da verdade. Agora é só você, sua imaginação e o site Registro.br dizendo as palavras mágicas: Domínio disponível para registro. Se você já registrou um domínio, você vai entender o que quero dizer, se nunca passou por isso, talvez NUNCA TERÁ que passar pelo infortúnio de procurar por um nome de domínio disponível para seu produto inovador.

O NOME-PERFEITO.COM já representou uma grande oportunidade para marcas, recentemente o Facebook comprou o domínio fb.com por pouco mais de 8 milhões de dólares. O domínio Hotels.com, hoje o mais popular site de reserva de hotels do mundo, foi comprado em 2011 por 11 milhões de dólares e, dois anos depois, a empresa foi comprada em um negócio de 1.1 bilhão! Claro que os número são realmente impressionantes, mas isso está mudando, pois os domínios estão perdendo relevância na nova internet.

Nos últimos anos, a internet foi invadida por novas extensões de domínios como .SHOP, .ONLINE, .BLACK, .GURU. Estes domínios já estão disponíveis para compra e estão no mesmo nível dos domínios .COM, isso quer dizer que você já pode registrar um http://www.minha-empresa.global ou http://www.minha-empresa.rocks. Mas será que isso não passará de perfurmaria? Eu digo que, em não mais do que 5 anos, domínios podem nem mesmo existir!

Mecanismos de buscas serão os primeiros a contribuir para este futuro próximo. Enquanto centenas de novas extensões de domínios serão ótimos para novas marcas, eles serão perfeitos para fraudes também. Marcas de todos os tamanhos vão perder algum importante nome de domínio para atividades fraudulentas ou para um concorrente. Como um super herói salvador das marcas oprimidas, os mecanismos de busca, e, sim, estou falando do poderoso Google, vão começar a intervir nos resultados de pesquisa ignorando as palavras-chaves continadas no nome de domínio. Mas, se as palavras-chaves do domínio não possuirem mais relevância, por que sua empresa precisaria de “um domínio perfeito”?

Hoje novos usuário não se importam com domínios. Isso mesmo, observe por um instante uma criança ou qualquer novo usuário de internet, e você logo perceberá que ele não usam a barra de endereços para escrever o nome completo dos domínios. Eles conhecem o Google e o Google sabe o que é bom pra eles. Eles até podem escrever o domínio completo na caixa de busca do Google, mas não na barra de endereços! Mas, se eles os usuários simplesmente procuram, por que as empresas precisam de um domínio??

Estou com sorte, vamos dominar o mundo! Oras, vamos lá, se você fosse o maior mecanismo de buscas do mundo e você desenvolvesse o navegador de internet mais usado no mundo, por que os usuários do seu navegador realmente precisariam memorizar um nome chato de domínio? A resposta é fácil: Sem resultados de busca, sem dinheiro com anúncios. Portanto, esse empurrãozinho para evolução não deverá vir do Google, mas, se você fosse a Microsoft, com o segundo navegador de internet mais usado e com o sistema operacional presente em pelo menos 90% de todos computadores do mundo, por que motivo você não usaria seu Bing para ajudar seu usuário a chegar mais rápido ao seu destino e, de quebra, dar a rasteira nos planos do seu maior concorrente?

Pense nisso. Ainda temos mais alguns anos a frente.