Uma agência de publicidade tradicional não irá orientar você a pintar as paredes da sua empresa, pois uma agência tradicional trabalha com as ferramentas de comunicação disponíveis no mercado, enquanto uma consultoria em marketing e comunicação busca apresentar todos os fatores importantes que possuem influência direta nos resultados da sua organização.

Quando falamos de comunicação, estamos falando de uma grande estrutura onde a própria comunicação é um pilar. A grande questão é que na estrutura da comunicação existem outros pilares que também falam pela empresa, e precisam de um planejamento muito mais profundo, um exemplo é o Pilar de pessoas, trabalhado através do endomarketing.

Endomarketing é o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno da organização, nesse público estão personagens como os acionistas, revendedores e, principalmente, os empregados.

O trabalho de endomarketing bem definido deve colocar todo o quadro de funcionários alinhado com a estratégia de comunicação da empresa e transparecer esta estratégia para todos parceiros e clientes. Não se pode trabalhar uma identidade alegre e extrovertida se diante do cliente temos pessoas antipáticas e carrancudas, e nem trabalhar uma linguagem clara e objetiva nos canais de comunicação se a secretária da empresa não tem facilidade de comunicação e nem mesmo uma boa dicção para atender ao telefone.

Certa vez um cliente me procurou. Queria vender mais. Pra isso, queria anunciar e investir alto. Em uma breve análise do cliente, minha orientação inicial foi:

– Se você quer vender mais, terá que transferir sua atual secretária de cargo e contratar uma nova secretária com um perfil mais ágil. Isso ira vender mais, sem precisar anunciar.

Após a troca de funcionários, conseguimos aproveitar melhor o volume de ligações recebidas e converte-las em vendas. Acontece que a nova secretária foi treinada com a nova estratégia da empresa, coisa que a antiga se recusava a assimilar, assim a nova secretária tinha um tratamento mais cordial, mais explicativo e conhecia bem os produtos da empresa e sua utilização, podendo sugerir ao cliente a melhor solução para seu problema.

Quando eu tinha 10 anos de idade, morava em uma chácara toda arborizada, verde pra todo lado, porém, devido a distância, meus pais tiveram que alugar um apartamento no centro da cidade. O novo apartamento era todo acarpetado e estava fechado a um bom tempo. Já nas primeiras semanas no novo apartamento, todas as noites eu tossia sem parar. Minha mãe, preocupada, antes de procurar um médico, foi a farmácia e comprou remédios para tosse, mas a tosse aliviava, mas não passava. Cada vez mais preocupada e cansada de me ver com o mesmo problema todas as noites, procuramos um médico e, depois de uma breve conversa, o médico pediu alguns exames e logo veio o diagnóstico: tosse alérgica a ácaros. O médico recomendou que minha mãe usasse um remédio específico para aliviar as crises e que, principalmente, fizesse algo para sanar o problema da tosse: Ou tirava o carpete do apartamento, ou eu não deveria morar ali. Nossa solução foi entregar o apartamento.

É assim que funciona uma consultoria: Você consulta um profissional que sabe escutar, consegue analisar a situação e, baseado nos seus conhecimentos de problemas parecidos, consegue diagnosticar o problema e sugerir soluções a curto, médio e longo prazo. Diferente da minha tosse, meu cliente que citei acima preferiu tirar a secretária ao invés de entregar a empresa. Na maioria dos casos, pequenas alterações podem colocar a empresa novamente no trilho certo.

Sua empresa quer vender mais? Consulte um profissional ou uma agência especializada em dar soluções para toda estrutura de comunicação, não em soluções pontuais como investir em rádio, TV e internet.

Solicite um contato e deixe a Contra Plongée ajudar sua empresa a vender mais.

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